Texto de autoria do Blog Quartzolit
A argamassa existe desde muito tempo e sempre é utilizada como forma de ligação entre os materiais de construção, proporcionando a eles estabilidade e durabilidade. Neste artigo vamos explorar a grande gama de utilização da argamassa, suas aplicações e o porquê dela ser um passo tão importante na hora de construir ou reformar.
O que é e a importância da argamassa
A argamassa nada mais é do que a junção de materiais como cimento, areia e água. Essa junção age como ligamento de materiais estruturais, tijolos, azulejos e pisos.
O papel da argamassa na construção é de extrema importância, ela quem vai garantir as estruturas maior estabilidade, durabilidade e resistência. Além disso, a argamassa confere um visual de acabamento mais bonito.
Os tipos de argamassa mais populares
Por se tratar de um produto muito comum no mercado, a argamassa é encontrada em diversos tipos, projetados para suprir cada necessidade específica da construção. Veja alguns deles:
Argamassa de assentamento
Quando é chegada a hora de se assentar tijolos ou outros materiais de construção a argamassa de assentamento, que é a mais popular e convencional, é a opção correta a ser usada.
Argamassa autonivelante
A argamassa autonivelante, como seu próprio nome já diz, é utilizada na hora de nivelar as superfícies. A argamassa para piso, auxilia também na correção de irregularidades, deixando a área nivelada e adequada para receber o acabamento.
Argamassa impermeabilizante
Áreas que estão sempre em contato direto com água e umidade necessitam de uma argamassa mais resistente contra os impactos da água. A argamassa impermeabilizante é utilizada em locais como banheiros e áreas molhadas. Dentro das argamassas impermeabilizantes temos a argamassa para piscina.
Argamassa para reboco
Na hora de revestir as paredes proporcionando uma superfície que seja resistente mas ao mesmo tempo lisa é necessário utilizar a argamassa para reboco. Além das qualidades técnicas a argamassa para reboco tem potencial para que sejam realizados diversos tipos de acabamentos, como o chapisco.
Argamassa colante
Também conhecida como argamassa para porcelanato ou argamassa porcelanato, é utilizada como colante para fixar cerâmicas, porcelanatos e azulejos em paredes ou pisos. Suas configurações fazem esse produto ter grande aderência e flexibilidade.
Argamassa polimerica
A argamassa polimérica possui polímeros em sua composição, o que ajuda em mais fixação comparada a uma argamassa comum. Por conta dessa característica a argamassa polimérica é utilizada em locais onde existe necessidade de alta resistência.
Argamassa baritada
Utilizada em locais que precisam de uma atenção maior com cuidados de controle da radiação. A argamassa baritada é recomendada para locais como salas de radiologia ou instalações nucleares. Ela ajuda na proteção do ambiente contra os efeitos prejudiciais da radiação.
Para realizar a aplicação da argamassa baritada é necessário conhecimento técnico especializado. Por se tratar de um produto que será aplicado em áreas expostas à radiação, a espessura e a forma de aplicar a argamassa devem seguir normas e regulamentações de acordo com nível e tipo de radiação a ser protegido.
Argamassa piso sobre piso
A quem diga que não se pode colocar um piso novo sobre um piso antigo, mas para quem procura uma solução que evite a troca de um revestimento antigo para um novo, a argamassa piso sobre piso é a solução. Essa argamassa possui características que a fazem ter uma boa aderência entre o revestimento antigo e o novo.
Qual a melhor opção para áreas internas e áreas externas?
Existem tipos diferentes de argamassas para serem utilizadas em ambas áreas. Essas duas argamassas possuem características que as fazem ser aptas para a aplicação em cada areas. Confira sobre:
Argamassa interna
A argamassa interna possui propriedades que a fazem ser um produto que atende às necessidades específicas de áreas internas. Utilizada para assentar tijolos, revestir paredes e fazer assentamentos de superfícies.
Argamassa externa
A argamassa externa consegue ser resistente a exposições de umidade, variação de temperaturas e fatores ambientais mais fortes. Ela precisa ser projetada para resistir a esses fatores pois é feita para ser aplicada em ambientes externos, como áreas, muros e fachadas.
Argamassa Ac3 branca
Se a especificação for assentar revestimentos brancos a argamassa Ac3 branca é a opção correta. A argamassa c3 é formulada para dar um acabamento estético.
Assim com as outras argamassas a argamassa branca possui boa aderência e flexibilidade, além disso a argamassa Ac3 branca evita que as tonalidades entre o revestimento não fique destoada.
Utilizar a argamassa é um passo muito importante, porém é necessário saber identificar qual o tipo correto, escolher a argamassa ideal vai auxiliar no sucesso e garantir uma maior durabilidade para as estruturas.
Se você está procurando por uma argamassa para seu projeto, a busca acabou agora. Conheça as variedades de opções de argamassas e escolha aquela que mais te atende.
A Joli é uma rede de materiais de construção que desde 1979 vende diversos tipos de argamassas. São mais de 30 mil itens para você. Confira aqui os tipos de argamassas disponíveis hoje e as ofertas.